Luiz Augusto e Oswaldo comemoram a homenagem feita à mãe deles, Dora de Campos Borelli

De 101 projetos apresentados por parlamentares em 2010, apenas seis saíram do papel.

A prefeita Dárcy Vera (DEM) nomeou, no ano passado, 103 ruas em Ribeirão Preto. Na lista, estão projetos de leis sancionados há 26, 28 e até 35 anos. São referentes a pessoas que faleceram na época da homenagem e fizeram parte da história do município.

O Legislativo contribui com o crescimento da fila de espera na prefeitura, que ultrapassa 400 homenagens paradas à espera de sanção. Só no ano passado, os vereadores aprovaram 101 projetos de logradouros públicos. Das 103 nomeações sancionadas por Dárcy em 2010, apenas seis são de leis elaboradas no mesmo ano.

O secretário da Casa Civil, Luchesi Junior (DEM), explica que as nomeações antigas foram feitas no ano passado por solicitação da prefeita. "Ela pediu para atender pedidos antigos esquecidos na fila", diz.

A escolha dos nomes, segundo Luchesi, vem de indicações do setor técnico. "A área faz uma pré-seleção e encaminha para a prefeita aprovar", afirma. Ainda de acordo com ele, pedidos especiais de vereadores e da própria população também são levados em consideração. "Todos são merecedores da homenagem, mas também observamos as manifestações", conta.

Nomes de ruas

Entre os projetos de logradouros apresentados pelos vereadores no ano passado, estão nomes de personalidades internacionais, como Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, e de cidadãos ribeirão-pretanos, como Nicolau Dinamarco Spinelli, fundador do Centro Universitário Barão de Mauá.

Cada parlamentar adota um critério para a escolha do homenageado. Coraucci Netto (DEM), o mais beneficiados nas nomeações, com 13 sancionadas, explica que escolhe as homenagens pela história da pessoa. "Muitas famílias eu já conheço há tempos e sei da história de cada um", diz.

O presidente da Câmara, Nicanor Lopes (PSDB), que não foi beneficiado com nenhuma nomeação aprovada em 2010, também diz que escolhe os homenageados a partir do que fez por Ribeirão.

O vereador Cícero Gomes (PMDB) admite que faz a homenagem as pessoas que pedem a ele. "Quase não conheço nenhuma delas, apenas atendo a solicitação", conta.

fonte: Jornal A Cdiade