Na sessão ordinária do dia 17 de abril próximo passado o vereador Corauci Neto apresentou projeto de Lei, objetivando no Município “ DIA DO LAZER PARA O DEFICIENTE FÍSICO“ a ser comemorado no primeiro sábado compreendido entre os dias 03 e 10 de dezembro, dentro da semana da Pessoa Portadora de Deficiência. Artigo 2º - O Poder Público Municipal poderá firmar convenio com iniciativa privada visando parceria para cumprimento do que trata o artigo 1º. Artigo 3º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário. Artigo 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. SALA DAS SESSÕES, 17 ABRIL 2012 - CORAUCI NETO.

JUSTIFICATIVA DE CORAUCI NETO - Deficiência física é o nome dado a característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam a um mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores. A deficiência física pode ter várias etiologias, entre as principais estão os: fatores genéticos, fatores virais ou bacteriano, fatores neonatal, fatores traumáticos (especialmente os medulares).

O lazer para o deficiente físico pode não ser sinônimo de momentos prazerosos e divertidos. Além da dificuldade no transporte de cadeiras de rodas, muletas, e próteses, os deficientes também sofrem com desgaste psicológico, como preconceito e exclusão social. Mas isso tudo está começando a fazer parte do passado. Através de projetos sociais direcionados para deficientes físicos e pessoas com dificuldades motoras, o simples ir a praia pode ser uma ótima opção de lazer para eles. Precisamos fazer a nossa parte e através deste projetos podemos com ajuda de todos encontrar meios para que este segmento tenha melhor qualidade de vida todos os dias do ano e não somente neste dia, escolhido para que a sociedade tome conhecimento de como podemos ser útil.