A Comissão Especial de Estudos dos Ecopontos realizou de forma remota, através de videoconferência, na tarde desta quarta-feira, 01 de julho, reunião para ouvir os secretários Edsom Ortega Marques, Planejamento e Gestão Pública, e Sônia Valle Walter Borges de Oliveira do Meio Ambiente, além do chefe da Coordenadoria de Limpeza Urbana, Joselito Campos da Silva.

 Após um breve resumo apresentado pelo vereador e presidente da CEE, Jorge Parada (PT), justificou o convite dos responsáveis de cada pasta sendo necessário esclarecer questões técnicas, respondendo aos questionamentos dos munícipes residentes próximos aos locais determinados para instalação dos ecopontos.

A secretaria do meio ambiente esclareceu que alguns desses questionamentos dizem respeito a outras pastas, sendo a responsabilidade dela a parte educacional e não operacional. E havia um planejamento para executarem ações educacionais junto a escolas e unidades de saúde de cada região, porém com a determinação de isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19 na cidade, tem encontrado dificuldades de colocar em prática este planejamento.

Quanto a reclamação de moradores que a prefeitura não ouviu a população na escolha das áreas, tanto Sonia quanto Joselito justificaram que não é competência deles esta determinação, inclusive não tendo acesso a estas escolhas, e a única área que houve mudanças e ainda está sendo analisada pelo meio ambiente é o ecoponto 6, situado nas proximidades do Jardim Paiva.

A respeito de uma das áreas que houve conflito na escolha do local, o ecoponto da Via Norte, já existe uma proposta elaborada pela Secretaria do Meio Ambiente de outro local, que deverá ser analisada pelo Planejamento.

A sinalização, contratação de funcionários e vigias já estão tramitando na pasta responsável, segundo Joselito. O mesmo explicou também que o horário de funcionamento dos ecopontos será das 07h às 19h de segunda a sábado, mas a vigilância será de domingo a domingo, evitando assim o descarte irregular ou qualquer outra ação que possa prejudicar o funcionamento dos ecopontos trazendo prejuízos a população.

A escolha das áreas seguem alguns critérios, explicou Ortega, e desta forma as opções de áreas ficam bem restritas, e a partir destas indicações os técnicos escolhem as áreas.

Foi colocado durante a reunião que 17 ecopontos é o ideal para Ribeirão Preto.

A expansão do horário de funcionamento é uma das metas futuras, e a orientação a população é de fundamental importância.

A data da próxima reunião será discutida entre os membros da CEE Jorge Parada (PT), Jean Corauci  e Adauto Marmita (PSL).