MANIFESTO PÚBLICO

A PROTEÇÃO TEM QUE VIRALIZAR

Uma crise gigantesca e sem precedentes atinge a todos por conta da pandemia do covid-19. A chegada avassaladora da segunda onda do vírus mostra mais uma como nosso presente e futuro são afetados de forma gigantesca.

A sociedade civil está tentando se adaptar ao novo normal, que muda de tempos em tempos, entre as fases laranja e vermelha, nova realidade de Ribeirão Preto e região. 

Porém, demandamos que todo o poder público reme na mesma direção, cooperando com os demais setores da sociedade, cumprindo o seu papel de viralizar proteção para as atividades, de garantir segurança e leitos para todos.

Cada um sabe da sua responsabilidade. A maioria vem cumprindo sua taxa de sacrifício, fechando as portas de seu comércio para cumprir as regras de quarentena. Regras muitas vezes necessárias, mas que perdem o seu valor diante da inércia da fiscalização diante de festas clandestinas e de decisões acéfalas de fechamento de leitos e mau uso do dinheiro reservado para o combate a covid.

Faço o apelo para que todos os gestores deixem a vaidade e o lado político de lado. Acima de tudo, passem a pensar na população. A sociedade não conseguiu entender até hoje por que leitos de UTI foram fechados quando todos sabiam que uma segunda onda, tão o mais mortal que a primeira, estava às nossas portas. Hoje, Ribeirão volta à fase vermelha porque a ocupação de leitos está acima de 80%. Muitos hospitais não podem mais receber nenhum paciente grave.

Fica aqui também o apelo para que o dinheiro seja investido de forma correta. Ele chegou. Desde o início da pandemia, são mais de R$ 158 milhões que chegaram para Ribeirão Preto. Esse dado é oficial, como outros que mostram que a Prefeitura de Ribeirão Preto não investiu esse valor para financiar abertura de leitos de UTI, por exemplo. Sempre que isso ocorreu, foi mediante intervenção do Estado ou do governo federal.

Faço, por último, um apelo para que a proteção seja um vírus que contagie a todos. Não só no cumprimento das medidas sanitárias que todos conheçam, no distanciamento ou isolamento. Fica o apelo para que as brigas políticas fiquem de lado e as vacinas, A ou B, sejam oferecidas para todos de forma rápida. E que, com um poder público que cumpra seu papel de proteger a população, podemos voltar a nossa normalidade social e econômica.

Ribeirão Preto, 29 de janeiro de 2021.

Jean Corauci

Vereador