O vereador Jean Corauci (PSB) está em busca de votos para se eleger presidente da Câmara de Vereadores de Ri­beirão Preto no próximo ano. Para viabilizar a sua eleição ele tem cobrado dos compa­nheiros de Legislativo o cum­primento de um acordo que teria sido firmado por outros 17 vereadores quando ocorreu a eleição do atual presidente, Alessandro Maraca (MDB). Na época, o grupo teria ‘fecha­do questão’ em torno do nome de Maraca desde que Jean Co­rauci e Renato Zucoloto (PP) fossem os eleitos para o cargo nos anos de 2022 e 2023, res­pectivamente. Ao Tribuna o parlamentar falou sobre suas expectativas em relação ao pleito que será realizado no dia 30 de novembro.

Tribuna Ribeirão – Um acordo firmado no ano pas­sado pelo grupo majoritário de vereadores definiu seu nome como potencial próxi­mo presidente da Câmara. Este acordo está de pé?

Jean Corauci – Está sim. Este foi um acordo firmado para que eu seja o próximo presidente da Câmara Municipal e espero que o acordo e a palavra dada por cada vereador seja ratificada na próxima eleição da Mesa Di­retora. Agora é a hora de cada vereador que deu sua palavra honrar o combinado.

Tribuna Ribeirão – Sua candidatura é algo irreversí­vel ou o senhor pode desistir?

Jean Corauci – Minha can­didatura é irreversível tendo em vista o acordo e o plane­jamento que foram feitos no início desta legislatura para implementar várias medidas na Câmara Municipal trazen­do serviços e melhorias para a nossa cidade.

Tribuna Ribeirão – O se­nhor é considerado um par­lamentar de postura inde­pendente. Essa postura não pode prejudicar sua candida­tura junto à base governista do prefeito Duarte Nogueira?

Jean Corauci – De forma alguma. Por ser independente acredito que nossa cidade só tem a ganhar e tenho um óti­mo dialogo tanto com a opo­sição ao Governo Nogueira, quanto com a base do gover­no. Inclusive tenho um ótimo diálogo e um ótimo relaciona­mento com o líder do governo, o vereador Isaac Antunes.

Tribuna Ribeirão – Como pretende conseguir os votos dos vereadores oposicionis­tas?

Jean Corauci – Estou bus­cando o diálogo com cada ve­reador e ouvindo suas preten­sões e demandas e procurando fazer uma Câmara Municipal mais forte e unida para que juntos trabalhemos ainda mais por nossa cidade e possamos fazer uma cidade melhor e mais justa para todos.

Tribuna Ribeirão – Quais serão as suas prioridades como presidente, caso seja eleito?

Jean Corauci – Temos uma frota de veículos muito antiga e com um custo elevado de manutenção aumentando as­sim, o gasto com o combustí­vel. Inclusive, temos veículos parados por falta de manuten­ção. Esta manutenção não tem ocorrido devido à não abertura de licitação para a contratação de oficinas mecânicas. Outro ponto que precisa de atenção urgente é o prédio antigo. Ele ainda encontra-se totalmente deteriorado e é necessário que seja feita uma reforma para que ele possa atender melhor a população, tendo inclusive ser­viços agregados que possam facilitar o dia a dia da nossa cidade. Pode até ter os serviços que hoje a Prefeitura presta no Poupatempo aqui na Câmara.

Tribuna Ribeirão – Quais são os projetos de sua autoria dos quais o senhor mais se or­gulha?

Jean Corauci – O princi­pal projeto que tenho mais orgulho é o IPTU Verde que concede desconto no impos­to, caso você venha a cumprir algum dos requisitos que aju­dam o meio ambiente. Outro projeto que me orgulho, mas que infelizmente a Prefeitura não tira do papel é o Banco de Materiais de Construção em que empresas, construtoras e munícipes podem doar mate­riais de construção para pesso­as carentes e a Prefeitura teria apenas que fazer a distribuição e seleção de quem iria receber o material.

Tribuna Ribeirão – Em sua opinião a população sabe quais são as funções da Câ­mara e de um vereador?

Jean Corauci – Acredito que a população desconhe­ce em parte o papel tanto da Câmara quanto do vereador. E isto se deve à falta de divul­gação dos trabalhos feitos pela Câmara e pelos vereadores.

Tribuna Ribeirão – Em sua análise quais são os prin­cipais problemas de Ribeirão Preto?

Jean Corauci – Hoje o principal problema são as obras abandonadas por toda a cida­de trazendo transtorno para todos e em todos os pontos da cidade. Desta vez a Prefeitura tem sido justa, tem abando­nado as obras em todas as re­giões da cidade. Outro grande problema de nossa cidade é o sucateamento da saúde agrava­do pelo fechamento do Pronto Socorro Central, o que tem criado ainda mais filas nos de­mais postos de saúde.