O vereador Corauci Neto apresentou em 21 de agosto de 1.997, o projeto a lei 391, que se tornou a lei 8.294/98, Instituindo o Dia Municipal da Poesia, no município de Ribeirão Preto, a ser comemorado a todo Três de maio.

Na justificativa do documento camarista, o vereador Corauci Neto, destaca: " O dia 3 de maio, é a data própria para estimular os poetas da cidade. É a data do nascimento do poeta Nilton da Costa Teixeira, escritor, jornalista, literato, representante da geração de 1.945, com grande destaque nas lides culturais de nossa cidade nos anos sessenta, com o maior número de trabalhos editados pelos jornais: A Cidade, Diário da Manhã, Diário de Notícias e O Diário. Lançou a pedido do ex-prefeito Antonio Duarte Nogueira, em 1.970, Versos à Ribeirão Preto, em homenagem aos 114 anos de nossa cidade, ocasião em que se inaugurava o salão nobre do Palácio Rio Branco. A partir daí com as movimentações com os Jogos Florais, Ribeirão Preto cresceu e hoje pode e precisa prestar uma homenagem a este que foi um baluarte de nossa poesia."

Nilton deixou: Versos a Ribeirão Preto, Minha Trova em Ribeirão Preto, A Mansão do Morro Branco, Mãe, Restos de Ventura, foi co-autor da antologia Poetas de Ribeirão Preto, entre dezenas de outros. Pertenceu a diretoria da UBT por vários mandatos.

No ano dos primeiro centenário de Ribeirão Preto, editou:

"Quem passar por Ribeirão,
fatalmente, irá deixar,
pedaços do coração,
que um dia virá buscar".

A Secretaria Municipal da Cultura ( conforme arº 3º) distribuirá volantes ou folhetos dos poetas de Ribeirão Preto, as escolas e à população".

Viva a Poesia! Vivam os nossos poetas!
Viva o Dia da Poesia!


Fonte: http://www.movimentodasartes.com.br/trovador/pop_062/060503a.htm