A noite de sábado, dia 20 de fevereiro, foi especial para a comunidade italiana que vive em Ribeirão Preto.

A Sociedade Dante Alighieri, que em 2010 completará 100 anos de existência organizou uma festa no Teatro Municipal para comemorar o Dia Nacional da Imigração Italiana, que a partir deste ano também passa a ser comemorado em Ribeirão Preto como data do calendário de festividades da cidade.

A lei, de autoria do vereador Coraucci Neto, foi sancionada no palco do teatro pela prefeita Dárcy Vera e teve como testemunhas o autor do projeto, o ex-deputado Coraucci Sobrinho, a assistente da Secretária de Cultura, Cristiane Bezerra, o representante da ACI, José Luís Pontim e os diretores da Sociedade Dante Alighieri, Mário Perrotta, Rocco Galati, Marilena Sartore e Antônio Henrique Sartore.

Ao final da solenidade Dárcy Vera convocou a Secretaria da Cultura e a 1ociedade Dante Alighieri para a realização da primeira festa Italiana do município, nos mesmos moldes do Festival Tanabata. “Está no Brasil a maior colônia de imigrantes italianos e descendentes e vocês precisam cultuar os valores culturais dessa gente tão festiva e alegre”, concluiu.