Projeto do deputado Corauci autoriza o governo do estado de SP a firmar convênio com a Fundadação Hospittal Santa Lydia, de Ribeirão Preto.

Segundo o projeto de Corauci a Secretaria Estadual de Saúde esta autorizada a firmar convênio, através da Secretaria Estadual de Saúde, com a Fundação Hospital Santa Lydia de Ribeirão Preto.

A verba a ser concedida à Fundação Hospital Santa Lydia destina-se a cobrir custos de sua manutenção, reforma, ampliação e aquisição de equipamentos.


JUSTIFICATIVA

Em data de 14 de agosto de 2010, a família Ribeiro Pinto, então proprietária do Hospital Santa Lydia, efetivou a doação daquele nosocômio ao município de Ribeirão Preto, coroando as gestões da Prefeita Dárcy Vera nesse sentido.

No dia 14 de janeiro último, a Fundação Hospital Santa Lydia passou a existir juridicamente, em decorrência da assinatura da escritura pública da Entidade por parte da Chefe do Executivo ribeirão-pretano.

O Hospital dispõe de 27 leitos de UTI Neo Natal, Infantil, Adulto e de Enfermaria, disponíveis e ocupados pelo SUS; ao todo, o Santa Lydia tem 110 leitos e deverá destinar 60% deles para a rede pública de saúde de Ribeirão Preto.

Fundado em 1960, o Hospital conta com 7,5 mil metros quadrados de construção, distribuídos entre apartamentos para internação, salas de quimioterapia, observação, urgência, emergência, UTI adulto e infantil, centros cirúrgicos e consultórios; mais de 200 funcionários lá trabalham e diariamente o Hospital presta 300 atendimentos emergenciais.

De se salientar, ainda, que o Hospital Santa Lydia, ao longo de seus 50 anos de existência, tem prestado inúmeros e relevantes serviços ao povo de Ribeirão Preto e região, notadamente nos casos de atendimento pediátrico e atendimento às vítimas de queimaduras dos mais diversos graus.

A falta de leitos na rede pública de saúde de Ribeirão Preto é, infelizmente, uma realidade incontestável e a entrada dos leitos do Hospital Santa Lýdia naquela rede vem contribuir para a minimização desse crônico problema.

O objetivo desta propositura, ao autorizar a efetivação do referido convênio é, permitir o repasse de verbas do Orçamento Estadual à Fundação Hospital Santa Lydia, contribuindo para um melhor atendimento à saúde da população ribeirão-pretana.

Assim exposto os motivos que me levaram a formular este Projeto de Lei, conto com o apoio dos nobres pares para a sua rápida tramitação e conseqüente aprovação.