Alguém passa com o sinal vermelho, ocorre uma batida e o carro vai parar dentro do córrego Retiro Saudoso. Essa cena, com certeza você já viu inúmeras vezes. Ou mesmo você tropeça ou escorrega e pode ir parar dentro do córrego.

Quando ocorre um acidente entre veículos e o carro cai são sempre populares que passam pelo local que acabam socorrendo a pessoa acidentada e depois chegam às autoridades para terminar o socorro.

Mas nem todos os motoristas que caem no córrego tem sorte de sair apenas com ferimentos leves.

Em janeiro de 2012, um garçom de 28 anos morreu após perder o controle do carro, que só parou dentro do Retiro Saudoso. Em 2011, no mesmo lugar, uma mulher de 33 anos também morreu após cair com o carro na água.

E por que desses acidentes? A resposta é simples. Não existe proteção em toda a extensão do córrego.
Em 2011, a Prefeitura de Ribeirão Preto colocou muretas de proteção no córrego Retiro Saudoso, entre as avenidas Jerônimo Gonçalves e Independência, na região central da cidade, um pedido do vereador Corauci Neto.

Hoje alguns guard rail foram colocados na av. Maurilho Biagi, mas se você bater o seu carro ou mesmo perder o controle é quase certo que irá parar dentro do córrego.

Então o que precisa ser feito?

A resposta novamente é simples é necessário que sejam feitas defesas como muretas ou guard rails na extensão da avenida, além disso, o calçamento seria bem vindo e a criação de uma ciclovia seria excelente já que a avenida corta quase que toda a cidade e do viaduto Ayrton Senna para frente existe espaço para a criação da ciclovia.

E de onde poderia vir o dinheiro para tal obra? Hoje ribeirão conta com deputados estaduais e federais que poderiam indicar esta obra para que recebesse verbas tanto do governo federal quanto do estadual.