Hoje a região da baixada de nossa cidade encontra-se abandonada, a região que estou dizendo é principalmente na região da Av. Jeronimo Gonçalves. Hoje ali na Praça Schmit isso mesmo a mesma citada ontem, quem passa pelas praças desta região corre o risco de assalto para não dizer coisa pior, já mais a frente na antiga fábrica da Antarctica você corre o risco de ser atingido por algum pedaço de tijolo ou coisa pior já que a antiga fábrica da Antarctica encontrasse abandonada, um pouco mais adiante no memorial das palmeiras vemos abandono e local para esconderijo de drogas, do outro lado da avenida temos o antigo Hotel Brasil abandonado.

A prefeitura perdeu uma grande oportunidade na época da reinauguração da nova Av. Jeronimo Gongalves de dar incentivo aos proprietários de imóveis desta região para reformarem seus imóveis fazendo assim uma revitalização na região, a prefeitura poderia também reformar as praças, dando assim uma cara nova para a região e dando o ponta pé inicial da revitalização, seria mais ou menos como quase sempre ocorre na rua de nossa casa, você pode reparar que quase sempre que alguém da uma reformada, ou mesmo pinta a casa, um ou outro vizinho vem fazendo o mesmo, revitalizando assim a vizinhança onde moramos. Você pode ter certeza que se a prefeitura iniciasse com certeza os comerciantes da região também iriam se mexer para melhorar a região.

Quantos aos incentivos que eu disse anteriormente, que a prefeitura poderia dar, poderia ser uma redução no IPTU ou ainda uma diminuição em impostos.

Hoje o hotel Brasil está tombado fazendo com que seu proprietário deixe ele abandonado e torcendo para que ele realmente “tombe”, ou seja, que ele caia, fazendo assim com que ele possa utilizar de outra maneira o terreno.

Novamente temos uma nova oportunidade de revitalizar nossa baixada. E qual é esta oportunidade? A oportunidade em questão está ligada ao novo terminal de ônibus urbano que está sendo construído.

Devemos utilizar essa chance e dar uma cara nova a nova baixada, fazendo com que as pessoas voltem a frequentar esta região da cidade, aumentando assim o comercio e trazendo até turistas para conhecer nossa baixada, esses turistas poderiam conhecer a sede da antiga fábrica da Antarctica onde poderíamos ter um museu da cerveja e do chopp e terminariam seu passeio tomando um chopp no famoso pinguim. Poucos sabem mas junto a fábrica da Antarctica, temos uma casa onde Dom Pedro II passou a noite em sua visita a nossa cidade. Hoje está casa está abandonada.

Esses são alguns locais onde nossa cidade poderia começar a revitalizar a nossa baixada.