Ontem foi comemorado o dia mundial da água. Nosso planeta é composto de três quartos de água e desta porcentagem somente 3% é de água doce e desta porcentagem a maioria está nas geleiras. Ou seja, a quantidade de água disponível para consumo é pequena.

Demos sim economizar água e devemos protegê-la.

Embora seja uma substância abundante em nosso planeta, especialista alertam para um possível colapso das reservas de água doce, que vêm se tornando uma raridade em vários países. A quantidade de água no mundo permanece constante, ao passo que a procura aumenta a cada dia e, somada a essa, procura tem-se atitudes e comportamentos que vão do desperdício à poluição, resultando numa relação desigual entre natureza e seres humanos - enquanto as reservas de água estão diminuindo, a demanda cresce de forma dramática e em um ritmo insustentável.

Em nossa cidade temos a sorte de poder contar com o aquífero Guarani, mas mesmo este recurso é findável e devemos proteger suas áreas de recarga. Aqui em Ribeirão Preto a principal área de recarga é a lagoa do Saibro.

Além do uso consente da água e a proteção das áreas de recarga do aquífero, proteção de rios e lagos poderiam em nossa cidade implementar nas escolas a semana da água, assim como era feito antigamente nas escolas a semana do bombeiro onde os alunos de todas as escolas aprendiam durante uma semana sobre primeiros socorros e combate a indício e no ultimo dia do mês iam até o corpo de bombeiros para conhecer mais sobre o serviço da corporação.

E como seria essa semana da água?

Simples durante uma semana os funcionários treinados iriam à escola e ensinariam os alunos de como economizar e preservar a água, desta maneira nossas crianças cresceriam sabendo como ajudar na preservação da água e quando chegassem à fase adulta não achariam estranho ou mesmo diferente várias maneiras de economizar água e no final do curso poderiam ir até uma estação de tratamento de água ver como é feito o serviço e desta maneira iriam para casa ajudando na preservação e proteção da água.