Em nossa cidade temos vários prédios tombados e consequentemente abandonados e por que isso acontece?

A resposta para essa pergunta é que os proprietários dos prédios em questão não tem interesse em manter os imóveis porque não podem utiliza-los da maneira que pretenderem. Esses prédios como estão tombados, podem somente sofrer reformas e manter as suas características da época de sua construção, assim um casarão só poderá ser um casarão e um hotel dificilmente será usado para outra finalidade.

Como os prédios não podem sofrer modificações os proprietários preferem deixa-los em estado de abandono torcendo para que caiam ou peguem fogo, essa segunda opção já ocorreu no antigo casarão na Rua Visconde de Inhaúma, o casarão em questão foi construído em 1922 e foi casa de um antigo prefeito de nossa cidade.

 Outros exemplos de prédios tombados e abandonados estão espalhados por nossa cidade, temos o prédio do antigo Hotel Brasil, na Avenida Jeronimo Gonçalves, temos também o casarão da Avenida Caramuru e no centro da cidade temos outros casarões.

Já que estes prédios não podem sofrer alterações por parte de seus proprietários a prefeitura deveria comprá-los, restaurá-los e dar uma função para eles, outra iniciativa que poderíamos ter por parte do poder público seria um incentivo atrás de isenção de IPTU para que seus proprietários os restaurassem.

Uma coisa é certa ficar do jeito que está não é possível mais e entra governo e sai governo e nada é feito.