Ontem foi o dia nacional do Museu e também estamos na semana dos museus, mas nós aqui de Ribeirão Preto não temos muito que comemorar.

Os dois principais museus de nossa cidade o Museu do café e o Museu Histórico encontram-se praticamente abandonados, os prédios necessitam urgentemente de reforma, além disso, parte do acervo foi roubada sendo necessária a instalação de câmeras para coibir a ação dos vândalos.

Com tudo isso dito eu te pergunto: Quando foi a última vez que você foi a um desses dois museus?

A minha resposta eu posso dizer que com certeza foi há muitos anos, quando ainda era criança e meu pai nos levava para passear nos domingos pela manhã.

E por que desse tempo todo de ausência na visitação aos museus, a resposta novamente tenho certeza que será a mesma que a sua. A resposta é que não tem nada de novo nos museus, aliás, tem sim, o que tem é o abandono e os espaços faltando pelos objetos levados.

Ontem falei sobre prédios abandonados em nossa cidade ( você pode ler aqui sobre este assunto) e um exemplo contrário aos prédios abandonados é o casarão que fica na Rua Tibiriçá, o casarão está praticamente como novo e dará abrigo a um museu, o Museu da Memória Italiana. Tá certo que o museu e o casarão são de propriedades particulares, mas com certeza estão tendo um cuidado e carinho com tudo o que está lá dentro, como o poder publico deveria ter com seus museus.

Portanto, estão aí duas coisas que deveriam andar praticamente de mãos dadas os museus e os antigos casarões de nossa cidade, um dando suporte ao outro e consequentemente mantendo a história de nossa cidade e preservando o nosso passado para que tenhamos um futuro.