Nos jornais, mais um capítulo da insegurança que todos encaramos. Quadrilha fortemente armada explode caixas eletrônicos e atira contra viatura da Polícia Militar em Bonfim Paulista, antes, considerado um local tranquilo.

Com certeza, todos querem receber o jornal em casa ou ver nas páginas da internet manchetes bem diferentes. Até mesmo quem escreve sobre esses fatos gostaria de
acompanhar casos diferentes, que falem sobre a melhora da qualidade de vida de nossa cidade.

Caminhos existem. Passou da hora de Ribeirão Preto ser beneficiada com o programa Atividade Delegada, que coloca mais policiais nas ruas. Popularmente, até de forma errada, conhecido como “bico oficial”, o projeto seria importante para o combate da criminalidade.

Neste programa, os policiais abrem mão do período de folga e vão para as ruas. Não desamparados, mas com a mesma estrutura que possuem nos dias normais de trabalho. Ou seja, eles reforçam o efetivo da PM e garantem mais segurança para os nossos cidadãos.

O programa existe desde 2011, mas até hoje não virou realidade em Ribeirão Preto, uma cidade que sofre com a criminalidade e com a diminuição do efetivo policial.
Outro caminho que precisa ser tomado por nossas autoridades é o reforço do programa Olhos de Águia, importante ferramenta no combate aos criminosos. Os números mostram que onde existe Olhos de Águia o número de crimes é muito menor.

Então, vamos tomar a caneta das mãos dos criminosos e escrever uma história diferente para a nossa cidade. Com certeza, nossa leitura será bem mais agradável.