Comandante da Marinha receberá título da Câmara

O almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior, atual comandante da Marinha Bra­sileira, receberá nesta sexta­-feira, 4 de outubro, o Titulo de Cidadão Emérito de Ri­beirão Preto. A homenagem é uma iniciativa de Jean Corauci e será realizada no plenário da Câmara de Vere­adores, com a participação da Banda de Fuzileiros Navais da Marinha.

Na seqüencia, será inau­gurada a exposição de equipa­mentos da Força Armada, no saguão do prédio anexo do Le­gislativo. Ribeirão-pretano, Barbosa Júnior morou na ci­dade até os 13 anos, idade em que se mudou para São Pau­lo. Aqui, estudou no Grupo Escolar Doutor Guimarães Júnior, na Escola Estadual Cônego Barros e no Colégio Santos Dumont.

Em entrevista ao Tribuna no começo do ano, quando de sua nomeação para o comando da Marinha, Ilques Barbosa Júnior afirmou que quando pensa na cidade lembra de toda sua famí­lia, mas de forma especial de sua avó, alguém muito importante na sua formação. “Uma mulher firme e que me transmitiu muitos ensinamentos. Meus pais já fale­ceram, mas ainda tenho alguns parentes na cidade, como tios, tias, sobrinho, primos e primas. Os amigos foram se afastando com o tempo. Infelizmente, devido ao trabalho, vou pouco à cidade, mas pretendo visitá-la em bre­ve”, disse na época.

O comandante entrou para a Marinha em 1973 por meio de um concurso para Escola Naval que ocorreu em 1972. “Meu pai e alguns familiares eram milita­res de outras forças e, de algu­ma forma, isso me influenciou. Sempre gostei de estudar histó­ria militar e lembro que, quan­do pequeno, uma das minhas brincadeiras preferidas era uma espécie de ‘jogo de guerra’”, diz.

“Apesar da distância da cida­de em que cresci com o mar, a decisão pela Marinha surgiu de­vido às possibilidades de viagens e o estilo de vida dos marinhei­ros, algo que me atraía. Os meus pais também foram importantes nessa escolha, principalmente, a minha mãe”, explica.
Cargos que já ocupou – Il­ques Barbosa Júnior foi guar­da-marinha (13/12/1976), se­gundo-tenente (31/08/1977), primeiro-tenente (30/04/1979), capitão-tenente (31/08/1981), capitão de corveta (31/08/1987), capitão de fragata (25/12/1993), capitão de mar e guerra (25/12/1999), contra-almirante (31/03/2007), viceaAlmirante (31/07/2010) e almirante de es­quadra (25/11/2014).