A Comissão Especial de Estudos dos Ecopontos, composta pelos vereadores Jorge Parada (PT), Adauto Marmita (PROS) e Jean Corauci (PSB), ouviu na tarde desta quarta-feira, 17 de junho, através de videoconferência, Elson Tadeu de Paula e Eidna Minchio, moradores dos bairros Planalto Verde e Jardim Centenário, respectivamente.

Durante a oitiva os munícipes relataram as dificuldades e irregularidades na implantação dos ecopontos em Ribeirão Preto.

O projeto de implantação de ecopontos planejado pela Prefeitura Municipal, previa a instalação de seis ecopontos em Ribeirão, destinados à entrega de resíduos diversos, como entulho, móveis velhos, pneus, madeiras, recicláveis e massa verde. Mas, segundo os moradores, não houve um diálogo com a população ao entorno e nem estudo prévio na escolha das áreas, resultando em protesto de moradores vizinhos que não concordam que sejam instalados em locais próximos a residências, visto que os incômodos causados pelos ecopontos são inúmeros: animais peçonhentos, roedores, poluição sonora causada pelos tratores, incêndios, entre outros. Tudo isso colocando a saúde e segurança de moradores próximos em risco.

Tanto a Secretaria do Meio Ambiente, da Administração e o promotor Wanderley Trindade foram procurados pelos moradores com questionamentos, mas não obtiveram retorno de nenhum deles.

Dos seis ecopontos que eram para serem instalados, nenhum encontra-se em funcionamento, e existe a informação que o do Loteamento Arlindo Laguna foi cancelado.

Um estudo aprofundado sobre ecopontos implantados em outras cidades foi realizado pelo morador Elson, que passou uma cópia para o presidente da CEE, Jorge Parada.

Para esclarecer todos os questionamentos e dúvidas dos moradores e vereadores, a comissão deliberou agendar nova reunião para a próxima quarta-feira, 24 de junho, convidando os secretários do Meio Ambiente e Planejamento, além do responsável pela Coordenadoria de Limpeza Urbana. Após ouvirem os representantes da administração municipal, será ouvido o promotor Wanderlei Trindade em reunião ainda a agendar.