A Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto aprovou, nesta quinta-feira, 4, o pedido de urgência para a votação de um projeto de lei que solicita a reabertura do comércio, bares, restaurantes e templos religiosos.

De autoria do vereador Jean Corauci (PSB), o projeto deu entrada nesta quinta-feira e já teve protocolado o pedido de urgência. Com a aprovação, a pauta será discutida na próxima sessão, na terça-feira, 9. Apenas os vereadores Ramon Todas as Vozes (PSOL) e Duda Hidalgo (PT) votaram contrário à urgência.

A proposta pretende tornar essenciais as atividades desenvolvidas pelas seguintes categorias: comércio varejista; bares e restaurantes; shoppings e praças de alimentação; escritórios e empresas de advocacia, contábil, imobiliário, corretagem de seguro; empresas de tecnologia; esporte de alto rendimento que disputem campeonatos nacionais, estaduais e internacionais; secretarias municipais e autarquias; e as igrejas e templos religiosos.

"Esse projeto vem para ajudar todo o comércio na nossa cidade. Para que a gente possa votar na próxima terça-feira esse projeto porque as pessoas precisam voltar a trabalhar. Não sabemos se Ribeirão Preto vai avançar ou não nesse Plano São Paulo", ressaltou Corauci.

Contudo, a pauta será votada após a reclassificação do Plano São Paulo, que ocorre na sexta-feira, 5, correndo o "risco" de perder o caráter de urgência. Segundo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Isaac Antunes, o pedido de urgência pode ser barrado pela CCJ sem que seja prejudicado o projeto. Assim, a pauta segue os trâmites legais dentro da Câmara.

Após o rebaixamento da região de Ribeirão Preto para a Fase Vermelha do Plano São Paulo, na sexta-feira, 29 de janeiro, 24 novos leitos foram abertos. Segundo a Prefeitura, a abertura dos leitos seria necessária para que o município avance de fase.

fonte: Revista Revide