Em seu segundo mandato como vereador Jean Corauci (PSB) é a segunda geração do clã Corauci na Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto. Filho do ex-vereador por vários mandatos e radialista Corauci Neto, ele também é sobrinho do ex-vereador e ex-deputado estadual e federal Waldemar Corauci Sobrinho.

Considerado um crítico incisivo da atual administração municipal, o parlamentar conseguiu um feito considerável nas eleições municipais do ano passado, realizada em plena pandemia do coronavírus. Enquanto muitos vereadores reeleitos viram seus votos diminuírem em comparação com as eleições de 2016, Jean conseguiu aumentar seu eleitorado de 1.906 votos em 2016 para 3.085.

Tribuna Ribeirão – O senhor está em seu segundo mandato parlamentar. Como avalia sua reeleição nas eleições municipais do ano passado?

Jean Corauci – Foi o reconhecimento de um trabalho muito grande que não parou durante os últimos quatro anos. Foram quatro anos de dedicação integral para que Ribeirão fosse uma cidade melhor e mais justa para todos, infelizmente nem sempre conseguimos resolver o problema, mas empenho, dedicação e trabalho nunca faltaram. Quero agradecer a todos da equipe que trabalha comigo e luta pelo povo de nossa cidade, agradecer a minha família que me apoia e principalmente agradecer a Deus por poder lutar pelas pessoas mais carentes de Ribeirão Preto.

Tribuna Ribeirão – A pandemia do coronavírus mudou o jeito de se fazer campanha em função do distanciamento social. Como o senhor fez para chegar ao seu eleitorado, aumentar sua votação e se tornar o nono vereador mais votado da cidade?

Jean Corauci – Mudou sim, mas foram quatro anos que estive nas ruas e ao lado do povo de Ribeirão, então o contato com as pessoas só diminuiu nesse período de pandemia. Nesse período de pandemia as redes sociais e principalmente o WhatsApp fizeram com que pudéssemos estar em contato com as pessoas, claro que aquele abraço e carinho durante a pandemia faltaram, mas conseguimos através da internet estar um pouco mais próximos.

Tribuna Ribeirão – A pandemia tem atrapalhado seu atual trabalho parlamentar?

Jean Corauci – A pandemia não tem atrapalhado, mas mudou um pouco o jeito de como estar com a população. Eu, por exemplo, mantive meu gabinete funcionando normalmente e com todos os funcionários e irei manter, vou todos os dias para a Câmara Municipal e continuo com o trabalho. Infelizmente não podemos receber a população neste momento, mas respondo todas as mensagens de Facebook, Instagram e WhatsApp e o contato via telefone continua com as pessoas.

Tribuna Ribeirão – Seu pai é o ex-vereador e radialista Corauci Neto. O senhor parece estar trilhando caminho semelhante ao dele, tanto no rádio como na politica?

Jean Corauci – Isso mesmo. Procuro seguir os passos do meu pai, mas no rádio sei que não é possível ser semelhante a ele. Meu pai vive o rádio diariamente e ele é a alegria de muitas pessoas, mas procuro me espelhar nele e se conseguir 1% do que ele é no rádio já será uma conquista. Já como vereador sempre vi ele ajudando o próximo e esse exemplo eu sigo.

Tribuna Ribeirão – Quais serão as suas prioridades neste mandato?

Jean Corauci – A prioridade é e sempre será lutar pelos que mais precisam, estar sempre ao lado do trabalhador de Ribeirão Preto, essas são as pessoas que precisam do vereador, são elas que usam o transporte público, a escola pública e o posto de saúde.

Tribuna Ribeirão – Desde o seu primeiro mandato o senhor tem sido um crítico contundente do governo Nogueira. Por que?

Jean Corauci – Sempre disse e continuarei dizendo que não sou nem do lado de A ou de B eu sou do lado de Ribeirão Preto. Sempre que entender que um projeto não é bom para minha cidade eu serei contra. Se entender que o projeto é bom serei a favor, não importa se for do Nogueira ou de qualquer outro prefeito ou vereador. Essa será a minha linha. Com relação às críticas ao governo eu entendi que muito dos projetos que foram feitos eram ruins ou prejudiciais a nossa cidade e por isso eu critiquei e fui contra. Meu ponto de vista não é ser contrário a tudo ou somente ser oposição e entendo que temos que estar sempre ao lado do povo e votar pelo bem da cidade.

Tribuna Ribeirão – Em relação ao combate ao coronavírus que avaliação o senhor faz da administração municipal?

Jean Corauci – A Prefeitura deixou tudo nas mãos do governador e simplesmente abandonou a cidade a própria sorte. Não investiu o dinheiro que recebeu no combate a pandemia, utilizou o dinheiro para cobrir outras despesas e agora colhemos os frutos de quem não se preparou para enfrentar a pandemia.

Tribuna Ribeirão – E que avaliação o senhor faz do presidente Bolsonaro e do governador João Doria na condução das ações contra ao coronavírus?

Jean Corauci – Infelizmente houve uma politização do coronavírus. O governador tomou medidas muito duras quando não precisava e com isso a população, principalmente os comerciantes sofreram e vem sofrendo. Com relação ao presidente a demora em adquirir vacinas fez com que a pandemia ficasse muito pior e não vejo uma sinalização em ajudar o povo, nem os comerciantes a enfrentarem essa crise econômica. Só temos um caminho para resolver tudo isso e esse caminho é a vacina e vacina em massa já.

Tribuna Ribeirão – Se o senhor fosse presidente da Câmara quais seriam suas prioridades?

Jean Corauci – Fazer uma Câmara forte e independente da Prefeitura, hoje a Câmara devolve milhões para o prefeito e esse dinheiro não é usado como os vereadores acreditam que deveria ser. Temos uma Câmara sucateada em alguns aspectos, como o prédio antigo da Câmara.

Tribuna Ribeirão – O senhor almeja ser prefeito de Ribeirão Preto?

Jean Corauci – Almejo sim, é um sonho e se Deus entender que eu possa ser um prefeito que irá cuidar do povo e da minha cidade eu peço a ele que possa me conceder esse sonho. Quero poder trabalhar ainda mais pela minha cidade e por esse povo trabalhador que sofre nos ônibus, nos postos de saúde e nas ruas procurando emprego.