A comemoração de 80 anos não pode passar em branco. E, no caso do radialista mais conhecido de Ribeirão Preto e região, a lembrança preencheu várias páginas. Nesta sexta-feira, dia 9 de julho, será lançada a autobiografia de Corauci Neto, que completa oito décadas de vida, seis delas vividas dentro do rádio.

O vereador Jean Corauci que também apresenta programa em uma rádio ao lado do pai, mandou editar as lembranças que seu genitor escreveu ao longo da vida. “É algo que me deixa sempre emocionado, falar de meu pai. Eu sempre me espelhei nele e, agora, com a publicação desse livro, tenho certeza que todos saberão ainda mais o porquê de minha escolha de vida”, disse Jean, um dos quatro filhos do radialista.

O livro contará como Corauci Neto escolheu logo cedo, aos dez anos, o que queria ser: um artista. Já aos 18 anos, estava no rádio. Porém, é claro que antes disso teve que ralar muito. Aos nove anos, começou a trabalhar em uma fábrica de sapatos, de onde só saiu para ingressar nas ondas do AM. Aliás, audácia nunca faltou ao jovem. Ele fez o teste escondido dos pais com a certeza que iria superar a enorme concorrência pela vaga.

De lá para cá, muitos programas de sucesso em várias emissoras, Rádio Cultura, a renomada PRA-7 (hoje Rádio Clube) e Rádio 79. Tinha programa pela manhã, tarde e noite. “Corauci Neto Show”, “Pick Up de Ouro” e “É Proibido Falar” foram sucessos estrondosos.

A experiência do auditório o levou à TV Tupi em 1962, além de participações no programa Caravelas da Saudade, o que proporcionou a oportunidade de participar de um especial no Maracanãzinho, cantando para mais de 10 mil pessoas.

Mas, é claro que os desafios também fizeram parte da vida dele. No auge da carreira, passou por um grave problema na garganta que o impediu de falar. Médicos eram enfáticos ao dizer que precisaria abandonar a carreira. Buscando tratamento em São Paulo, realizou cirurgia que o deixaria um mês fora do ar em recuperação, quando num momento crítico prometeu que se voltasse a falar usaria o microfone para ajudar as pessoas.

Recuperado, cumpre a promessa até hoje. O radialista foi ainda vereador por sete mandatos, sendo que em três deles, 1988, 1992 e 1996 foi o vereador mais votado da cidade.

Há 19 anos está na Rádio CMN. Durante os mais 60 anos de rádio, gravou 18 LPs, dois CDs e um DVD.


fonte: jornal Tribuna