O vereador Jean Corauci afirmou ao Tribuna que irá protocolar nesta quarta-feira, 8 de junho, junto ao Grupo de Atuação Especial de Educação (Geduc) do Ministério Público de São Paulo (MPSP), denúncia contra a prefeitura de Ribeirão Preto e a Secretaria Municipal da Educação por causa da não distribuição de uniforme para os alunos das 136 escolas munici­pais, das quais 26 são convenia­das. O Geduc é coordenado pelo promotor Naul Felca.

Segundo o parlamentar, a apresentação da denúncia foi decidida após ele receber do secretário municipal da Edu­cação, Felipe Elias Miguel, res­posta a um requerimento em que solicitou informações so­bre a distribuição de uniformes pela pasta neste ano letivo. O requerimento foi aprovado no dia 18 de abril. No documento, Corauci argumenta relatos de pais de estudantes dizendo que os filhos não haviam recebido, até meados de abril, camisetas, bermudas e afins, causando muitos transtornos.

Na resposta, encaminhada ao vereador via ofício na se­gunda-feira, 6 de junho, Felipe Elias Miguel informa que as bermudas do uniforme foram entregues na totalidade das so­licitações feitas pelas escolas. Já sobre as camisetas, diz que a entrega de parte da numera­ção 06, que havia em estoque na secretaria, ocorreu e que o atraso do restante foi provoca­do por problemas licitatórios por parte dos participantes.

Ao Tribuna, a Secretaria da Educação informou, nesta ter­ça-feira (7), que o kit uniforme, com quatro camisetas e duas bermudas, está sendo entregue em todas as unidades escolares, e até o final da próxima semana o envio será finalizado. Diz, ain­da, que houve uma intercorrên­cia de logística da empresa que está realizando as entregas.

“No final do ano passado, em dezembro de 2021, a Se­cretaria da Educação realizou a entrega dos kits dos uniformes para todos os alunos da Rede, lembrando que as aulas ficaram suspensas por quase dois anos. Com relação a questão de rou­pas para o frio, não existe obri­gatoriedade, principalmente por se caracterizar assistencialismo, mas a Secretaria está estudando formas de disponibilizar abrigos para os alunos em situação de vulnerabilidade”, conclui o texto.

A rede de ensino do muni­cípio tem 36 Centros de Educa­ção Infantis (CEIs) e 42 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), com um total de 23.100 crianças matriculadas. Também administra 31 escolas de ensino fundamental (Emefs) e 25 esco­las parceiras ou conveniadas, com mais 23.937 estudantes. Tem ainda duas escolas para alunos especiais. No total, são 136 unidades escolares e 47.037 estudantes matricula­dos, segundo dados atualiza­dos em 12 de maio.


fonte: Jornal Tribuna