Comandante da Marinha receberá título da Câmara
O almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior, atual comandante da Marinha Brasileira, receberá nesta sexta-feira, 4 de outubro, o Titulo de Cidadão Emérito de Ribeirão Preto. A homenagem é uma iniciativa de Jean Corauci e será realizada no plenário da Câmara de Vereadores, com a participação da Banda de Fuzileiros Navais da Marinha.
Na seqüencia, será inaugurada a exposição de equipamentos da Força Armada, no saguão do prédio anexo do Legislativo. Ribeirão-pretano, Barbosa Júnior morou na cidade até os 13 anos, idade em que se mudou para São Paulo. Aqui, estudou no Grupo Escolar Doutor Guimarães Júnior, na Escola Estadual Cônego Barros e no Colégio Santos Dumont.
Em entrevista ao Tribuna no começo do ano, quando de sua nomeação para o comando da Marinha, Ilques Barbosa Júnior afirmou que quando pensa na cidade lembra de toda sua família, mas de forma especial de sua avó, alguém muito importante na sua formação. “Uma mulher firme e que me transmitiu muitos ensinamentos. Meus pais já faleceram, mas ainda tenho alguns parentes na cidade, como tios, tias, sobrinho, primos e primas. Os amigos foram se afastando com o tempo. Infelizmente, devido ao trabalho, vou pouco à cidade, mas pretendo visitá-la em breve”, disse na época.
O comandante entrou para a Marinha em 1973 por meio de um concurso para Escola Naval que ocorreu em 1972. “Meu pai e alguns familiares eram militares de outras forças e, de alguma forma, isso me influenciou. Sempre gostei de estudar história militar e lembro que, quando pequeno, uma das minhas brincadeiras preferidas era uma espécie de ‘jogo de guerra’”, diz.
“Apesar da distância da cidade em que cresci com o mar, a decisão pela Marinha surgiu devido às possibilidades de viagens e o estilo de vida dos marinheiros, algo que me atraía. Os meus pais também foram importantes nessa escolha, principalmente, a minha mãe”, explica.
Cargos que já ocupou – Ilques Barbosa Júnior foi guarda-marinha (13/12/1976), segundo-tenente (31/08/1977), primeiro-tenente (30/04/1979), capitão-tenente (31/08/1981), capitão de corveta (31/08/1987), capitão de fragata (25/12/1993), capitão de mar e guerra (25/12/1999), contra-almirante (31/03/2007), viceaAlmirante (31/07/2010) e almirante de esquadra (25/11/2014).
0 Comentários