A necessidade de diminuirmos a quantidade de lixo gerada por nós é cada vez maior. Uma das maneiras para que possamos diminuir a quantidade de lixo que produzimos é a reciclagem e para que nós sejamos incentivados a fazer a reciclagem é necessário que tenhamos locais destinados para a reciclagem o que é chamado de eco ponto.

Hoje poucos ou quase nenhum eco ponto existe em nossa cidade e os que existem acabam não contemplando todo o tipo de lixo reciclável. Os pontos que encontramos são para papeis, vidros, plásticos e metais. Ai eu te pergunto: e se eu tiver um computador velho ou pilhas ou ainda celular que não são usados mais e esta tudo isso em casa ou você pode ter um sofá velho ou ainda um pouco de entulho de uma pequena reforma que fez em casa o que eu devo fazer ou mesmo olho que utilizou na cozinha de casa, o que eu devo fazer? Você pode me responder que irá contratar uma caçamba dessas que ficam na rua para levar o lixo embora, ou ainda pode me responder que vai acabar abandonando o lixo em algum lugar que já está sujo, essa ultima opção acaba sendo a mais utilizada.
Com essas duas alternativas em mãos ou você terá que desembolsar um bom dinheiro para pagar a caçamba ou vai deixar o lixo em algum lugar o que poderá gerar uma multa para você, então qual seria o correto? O correto são os eco pontos espalhados pela cidade, digo espalhados porque se estiverem longe de nós é quase certeza que não iremos utiliza-los.

Hoje o único eco ponto para o lixo eletrônico encontrasse na secretaria do meio ambiente próximo a Avenida Caramuru, ai eu te pergunto novamente: Você que mora no Quintino I, Jardim Juliana, Ribeirania e outros bairros mais afastados irá até lá para jogar o lixo fora? Eu acredito que quase todos irão responder que não, mas que se tivesse um eco ponto próximo com certeza daria o destino correto para o material.

Com relação a equipamentos eletrônicos o descarte tem que ser correto porque se os deixarmos chegarem aos aterros sanitários os metais que existem em sua fabricação com certeza irão contaminar o solo e com isso podem vir a contaminar os lençóis freáticos contaminando assim a água.
Para que possamos proteger o meio ambiente e assim garantir um futuro melhor para nossos filhos e netos é que devemos pensar em reciclar nosso lixo e para isso a ampliação de eco pontos em nossa cidade é de fundamental importância.