A Comissão especial de Estudos do Comércio, cujo objetivo é debater e apontar soluções sobre a reabertura do comércio e demais atividades econômicas em Ribeirão Preto, realizou na tarde desta terça-feira, 25 de agosto, reunião para ouvir o delegado regional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis - CRECI, José Augusto Gardim.

O convidado explicou que o CRECI entende a situação que locatários comercial vem passando, e que infelizmente existem alguns proprietários de imóveis que preferem o imóvel fechado a dar qualquer desconto no valor do aluguel. E citou outros que tem como renda familiar somente os alugueis dos imóveis e relutam no desconto, mas mesmo neste caso, as imobiliárias estão negociando e mostrando a estes proprietários que é melhor o desconto do que perder a renda total.

Para José Augusto, os setores terão prazo de readaptação, e até dezembro a dificuldade será muito grande. Muitos setores serão prejudicados até o final do ano, como é o setor de festas, que diariamente são cancelados eventos já contratados.

Foi explicado para os vereadores que o CRECI não tem poder de interferência nas imobiliárias, e nem junto aos proprietários de imóveis, mas mesmo assim existe a Junta de Conciliação do CRECI.

O papel do CRECI é de instruir e mostrar a situação que estamos vivendo e buscar um consenso.

Foi cobrado do Conselho que seja criado um canal para que instrua as imobiliárias e corretores a manter negociações e descontos.

O presidente da CEE deliberou juntamente com os membros para que seja encaminhado dois ofícios ao CRECI, sendo o primeiro a proposta de negociação de alugueis dos comerciantes, sendo concedido desconto de 50% nos dois primeiros meses de retomada da abertura, 40% no terceiro, 30% no quarto, 20% no quinto mês, 10% no sexto, voltando ao normal em março de 2021. O segundo ofício será a solicitação da criação de uma Câmara de Conciliação pelo CRECI.  

Também foi apresentado o cronograma das próximas reuniões:


Dia 01/09: João Batista Fernandes – representando Ribeirão Shopping e Wilson Gotardello -  representando Novo Shopping
Dia 08/09: Manoel Jesus Gonçalves – secretário da Fazenda
Dia 15/09: Marcos Mielo – representando a CPFL
Dia 22/09: Afonso Reis Duarte – Superintendente do Daerp.