Na tarde desta terça-feira, 01 de setembro, a Comissão Especial de Estudos do Comércio, cujo objetivo é debater e apontar soluções sobre a reabertura do comércio e demais atividades econômicas em Ribeirão Preto, realizou mais uma reunião quando os vereadores ouviram proprietários de lojas

Inicialmente o presidente da comissão o vereador Jean Corauci comunicou que os representantes dos shoppings que seriam ouvidos nesta reunião, não se encontravam presentes, e somente o Shopping Santa Úrsula enviou cópia de um ofício da administradora comunicando que a Multiplan está praticando descontos dos alugueis aos lojistas até o mês de fevereiro de 2021. Mas não foi especificado qual o valor do desconto.

Através de videoconferência, uma comerciante proprietária de loja de um dos shoppings da cidade apresentou a situação dos comerciantes naquele centro de compras. A administradora ofereceu desconto de 70% nos aluguéis pagos a partir de maio. Mas não houve desconto nas taxas de condomínio que são bem altas. Já a taxa de marketing e promoções, os lojistas ficaram isentos.

Apesar da reabertura, o faturamento ainda é de 30 a 40% do normal, tendo em vista a escala de horário reduzida e o receio da pandemia por parte de muitos consumidores. A despesa continua alta com pagamentos de fornecedores que ficaram atrasados e folha de pagamento dos funcionários. Dessa forma, os lojistas sugerem que a redução dos alugueis em 70% permaneça pelos próximos três meses e em 50% pelo mesmo período, além da isenção do pagamento do 13º aluguel cobrado anualmente pela administradora.

O outro comerciante que participou presencialmente da reunião, tem seu estabelecimento localizado dentro de outro shopping e sua solicitação é que seja tomada alguma providência para que seu comércio possa ser reaberto. Por se enquadrar no setor de entretenimento, mesmo tendo providenciado todas as adequações, e não apresentar risco de aglomeração e nem de contágio, o comerciante continua impedido de exercer suas atividades.

Os vereadores deliberaram que será encaminhado ao Novo Shopping um ofício solicitando que seja instalada uma câmara de conciliação com os lojistas, e apresentando as propostas passada à comissão pelos lojistas.