O projeto de remodelação do principal ponto de
estrangulamento no trânsito de Ribeirão Preto - o trevo que interliga as
rodovias Anhanguera, Abrão Assed, Antônio Machado Sant’Anna e Castelo Branco, na
zona Leste - será anunciado segunda-feira, pelo governo estadual.
Mais de 80 mil veículos circulam diariamente pelo
local, e motoristas enfrentam até 45 minutos de congestionamento para atravessar
a rotatória nos horários de pico, entre 7h e 8h30, e das 17h às 18h30. Por hora,
no local, são cerca de 8 mil veículos.
De acordo com o secretário de Obras, Abranche Fuad
Abdo, o inicío das obras depende da autorização do governo estadual e da
assinatura de convênio com o município.
"A Prefeitura ficará responsável por pequenas
desapropriações e por eliminar interferências no local das obras", disse. O
projeto vem sendo discutido há mais de dois anos pela prefeitura e Estado e
deverá sair do papel no ano que vem.
Projeto
A reportagem teve acesso ao projeto que prevê a
construção de oito viadutos e 20 alças de acesso e de retorno, totalizando um
complexo viário de 11,8 km de extensão.
A rodovia Anhanguera, sentido SP-Ribeirão, se ligará
com a avenida Castelo Branco em um trajeto sobre dois viadutos em pista dupla e
alças. A mesma Anhanguera se interligará com a rodovia Antônio Machado
Sant’Anna, sentido MG-Araraquara, passando debaixo de quatro viadutos.
Quem estiver em Ribeirão e quiser ir para Serrana,
ou vice-versa, fará o percurso em pista dupla de forma direta, por cima de dois
viadutos e por baixo de outros dois. Elaborado pela Autovias, a pedido da Artesp
(Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o projeto prevê passarela de
pedestres, ciclovia, adaptação para portadores de necessidades especiais,
escadas entre outros.
O custo total do projeto está avaliado em R$ 120
milhões. Procurada para comentar o assunto, a Autovias, por meio de assessoria
de imprensa, informou que está aguardando um parecer do governo estadual.
fonte: Jornal A Cidade
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