A Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara de Ribeirão Preto, criada para acompanhar a construção da clínica veterinária do Progra­ma Meu Pet, que vai atender em uma área no Jardim José Sampaio, na Zona Norte da cidade, no cruzamento das avenidas Luiz Galvão César e Vereador José Bompani, vis­toriou o local na última terça­-feira, 18 de abril.

Estiveram no canteiro de obras o presidente da CEE, Igor Oliveira (MDB), e os ve­readores Matheus Moreno (MDB) e Jean Corauci (PSB). A empresa responsável pela construção é a Castelli Cons­trução Civil e Comércio de Materiais Ltda., que venceu a licitação ao apresentar o valor de R$ 5.244.066,81, com prazo de execução de 16 meses (entre setembro e outubro de 2023).

Em julho do ano passado, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) disse que o prazo pode­ria ser reduzido em dez meses, mas com as chuvas que caem na região desde dezembro isso pode não ocorrer. O hospital público veterinário atenderá, também, gratuitamente, as 34 cidades da região metropolita­na com consultas ambulatoriais, urgência e emergência, castra­ção, exames, medicação, vacina­ção e cirurgias de cães e gatos.

A implantação do prédio conta com o apoio da Secre­taria Municipal do Meio Am­biente, que indicou o local a partir de estudos realizados em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Desenvol­vimento Urbano. Atualmente, está com 75% da obra conclu­ída e a previsão é que o prédio fique pronto no mês de julho e que o equipamento seja inau­gurado até setembro deste ano.

A clínica irá realizar con­sultas, cirurgias, exames, aten­dimento de urgência e emer­gência, vacinação, castração e adoção, auxiliando a popula­ção do município no cuidado de animais domésticos, ofere­cendo tratamentos em várias especialidades da medicina veterinária, alcançando as co­munidades de baixa renda de maneira mais eficiente.

Contará com salas cirúr­gicas e equipamentos, com serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas veteri­nárias, cirurgias e exames de ultrassom, raio-X e endos­copia, incluindo vacinação, castração e adoção responsá­vel. A prefeitura de Ribeirão Preto ficou responsável pela indicação e cessão do terreno. O projeto foi aprovado na Câ­mara de Vereadores.

De acordo com estatísticas do Instituto Brasileiro de Ge­ografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 28,8 milhões de domicílios com pelo me­nos um cachorro e mais 11,5 milhões com gatos. Já o Mi­nistério da Saúde estima que a população de cães e felinos pode variar entre 10% a 20% em relação à população huma­na do município. Dentro dessa estimativa, Ribeirão Preto pos­sui entre 70,2 mil a 140,4 mil cães e felinos com base na pré­via do Censo Demográfico, de 702.739 habitantes na cidade.

Segundo pesquisa do Insti­tuto Pet Brasil, o país encerrou o ano de 2021 com 149,6 mi­lhões de animais de estimação, um aumento de 3,7% sobre os 144,3 milhões do ano anterior. Os cães lideram o ranking, com 58,1 milhões de indivídu­os. Os gatos figuram em tercei­ro lugar, com 27,1 milhões.